Por Bárbara Mandarano

Atualmente a moda vem desenvolvendo relações com questões políticas e sociais, refletindo, repensando as estruturas da sua indústria, levantando bandeiras e representando lutas das minorias e grupos políticos.
Ainda assim a moda tem um histórico tumultuado, com envolvimentos em escândalos no que diz respeito a exploração de trabalho, questões ambientais, invisibilidade e exclusão de grupos sociais, o que coloca toda sua politização em questionamento. Mas como tudo tem dois lados, vamos reforçar aqui o que temos de positivo e usar essa ferramenta tão grandiosa de comunicação pra trazer o dialogo que a moda pode nos proporcionar com as micro políticas.
É essencial fazer micro políticas na moda, começando pela cadeia de produção através da transformação nas suas relações trabalhistas e a exploração de recursos naturais, por exemplo, isso já é um primeiro e grande passo.
Não colaborar com marcas que financiem o trabalho escravo e sim que valorizem o trabalhador que esta por trás da produção daquelas roupas, sempre procurar se informar de onde estão comprando suas peças. A micro política esta no simples fato de produzir sua própria roupa, participar de trocas, feiras, brechós e acima de tudo promover sempre o dialogo.
A moda é uma ferramenta de comunicação e além disso movimenta grande parte do mercado financeiro do nosso país e do mundo. Como não inclui- lá como objeto político institucional? São os pequenos diálogos que vão trazer as grandes mudanças que a moda precisa e afastar este estereótipo raso e rodeado por futilidades que a permeiam.